
Foi assim que eu comecei
CARLA MARGARETH
Tudo que você precisa é de uma opotunidade.
Essa frase clichê foi o pontapé que me ajudou a entrar no mercado corporativo como mestre de cerimônias. Quantas vezes você já deixou de apresentar um evento porque o cliente não confiou em você? Ou o que você tinha para mostrar para ele era insuficiente para convencê-lo na hora da contratação? Talento e capacidade você tem, mas parece que falta algo. No meu caso, eu não tinha ninguém que me indicasse para os eventos… A única coisa que eu tinha era a garantia da minha entrega. Ou seja, eu tinha certeza que eu ia apresentar muito bem quando me contratassem. Por isso, aqui e ali, cacei as oportunidades. E quando ela chegou, muitas portas se abriram.
EU ME COLOQUEI NO LUGAR DO MEU CLIENTE
Se eu fosse um contratante, quais critérios eu usaria para escolher um mestre de cerimônias para o meu evento?
Essa é a primeira coisa que temos que pensar. Uma empresa está contratando um profissional. Logo, toda a tratativa tem que ser dessa forma.
Nós somos o nosso cartão de visita. Tudo o que eu fazia, desde uma ligação telefônica, email, até uma reunião seguia um padrão de qualidade.
O cliente precisa ver você atuando naquele tipo de evento. Fotos e vídeos que sejam no estilo que ele está buscando.
Preço competitivo com o mercado e que valorize as suas qualidades na hora de entregar o serviço. Se for barato demais, vão achar que é ruim. Se for muito caro e você não conseguir comprovar que vale isso, vai ficar de fora.
Veja, eu estou falando isso numa cidade praiana - Salvador (BA), entre os anos de 2005 e 2008, onde o acesso a informação era mais restrito e muitas oportunidades só surgiam através de indicação de alguém influente no meio corporativo.
Ao me colocar no lugar do cliente, comecei a vender o serviço de mestre de cerimônias de forma mais estratégica, usando ferramentas do marketing intuitivamente.

CRIEI UM PORTFÓLIO AUTÊNTICO E ARROJADO
Como eu disse acima, você precisa provar de alguma forma para o cliente que você tem experiência como mestre de cerimônias, mostrando exatamente aquilo que ele está buscando.
Por incrível que pareça, nos dias de hoje, muitos profissionais ainda não têm um bom material de apresentação. E ter algo simples, esteticamente bonito e com fotos de qualidade vai te colocar na frente de uma galera.
Tá, mas eu ainda não consegui um trabalho… Ou os que eu fiz nunca me mandaram as fotos (é raro mas acontece sempre). Como farei esse portfolio? Em 2007, eu fiz assim:
Contratei um fotógrafo para fazer fotos elegantes de perfil, para colocar na minha biografia;
Ao frequentar alguns eventos, em momentos oportunos, tirei algumas fotos no palco e com o microfone, fazendo pose de apresentadora sem mostrar nenhuma marca ou nome do evento original.
Pedi ajuda a um amigo que estudava design na época e ele fez o portfólio estético para mim, começando com uma capa chamativa e meu nome nela, na página seguinte uma mini bio com uma foto natural de perfil, depois os “eventos” que eu havia feito, destacando os que eu gostava mais de atuar e, por fim, uma página com a minha carreira de teatro, que era meu grande argumento para convencer o cliente a me contratar;
Quando os trabalhos começaram a surgir, implorava aos fotógrafos as fotos dos eventos e até pagava um extra por elas.
Hoje em dia há várias formas rápidas e gratuitas de criar esse material com qualidade como: Canva (design com modelos prontos), CapCut (editor de vídeos com efeitos especiais) e até o chat GPT para te ajudar a escrever um texto bacana.
Se naquela época um bom portfólio já fazia diferença, imagine agora. O cliente quer ver e ouvir você, então os vídeos são muito mais valiosos do que as fotos. Assim que possível, grave trechos dos eventos e edite nos apps, por exemplo. Ou ainda, se você só tiver fotos e os vídeos forem ruins, grave um vídeo apresentação contando um pouco da sua história e edite com as imagens dos eventos, mantendo a locução no fundo. Isso super funciona e é ótimo até você conseguir levar alguém contigo para registrar um material bacana seu.
ESTUDEI AS CERIMÔNIAS
Cada evento que eu ia, prestava atenção nos detalhes técnicos da cerimônia. A postura do MC, o roteiro, como ele se comportava, por onde as pessoas subiam no palco, quem estava ajudando no operacional… E depois, em casa, como boa atriz recém formada que era, ficava simulando o evento.
Os apresentadores televisivos com seus programas de auditório são excelentes fontes de estudo, principalmente na dinâmica deles e no jeito mais popular de se comportar.
FUI DE PORTA EM PORTA NAS AGÊNCIA
Ainda bem que o google já existia! O Yahoo também, pois através deles eu consegui muitos telefones de agências que organizam eventos, hoje conhecidas como agências de live marketing. Havia poucos eventos em Salvador, a maioria era no Centro de Convenções e em alguns hotéis (ou resorts). Os eventos que aconteciam nos resorts eram daquelas marcas bacanudas que contratavam globais para serem mestre de cerimônias. Logo, eu sabia que não tinha chance. Mas no Centro de Convenções e em alguns hotéis tradicionais rolavam muitos eventos que poderiam me contratar. No site deles tinham a agenda do ano inteiro, então era só ligar, procurar quem estava organizando, mandar um email com o portfólio, visitar pessoalmente e marcar uma reunião presencial.
COMECEI COM FORMATURAS - ELAS SÃO UMA ÓTIMAS PORTA DE ENTRADA
Formatura tem o ano inteiro, é uma cerimônia que une o “cerimonial e protocolo” ao discurso engajado e emotivo, explora a versatilidade do MC, além de ser um momento muito especial por estarmos fazendo parte da realização de um sonho e do início da trajetória profissional dos participantes.
CONCLUSÃO
O caminho para ser mestre de cerimônias em eventos é recheado de desafios, mas o início é sempre o mais importante. Ao se colocar no lugar do cliente, investir na construção de um portfólio autêntico e estratégico, estudar cada evento como uma oportunidade de aprendizado e buscar oportunidades ativamente, você estará criando as bases sólidas para se destacar no mercado.
Dica de Ouro: talento e capacidade você já tem, o que falta pode ser conquistado com dedicação e estratégia. O mercado pode parecer difícil, mas quando você estiver preparado e mostrar o seu valor, as portas começarão a se abrir. Então, mãos à obra: comece hoje a planejar o seu portfólio, a se preparar para as oportunidades e a trilhar o caminho para o sucesso. Você pode começar assim também!